12 anos da Lei Maria da Penha


   O Grupo de Trabalho (GT) de Enfrentamento à Violência de Gênero da Seccional, vinculado à OAB Mulher, promoveu nesta segunda-feira,  dia 27, uma roda de conversa sobre violência de gênero, marcando os 12 anos da Lei Maria da Penha. O encontro aconteceu no Plenário Evandro Lins e Silva, e foi transmitido pelo canal do Youtube, abaixo o link.

   “Hoje vamos falar sobre o aniversário da Lei Maria da Penha, que com certeza foi um marco importante. Mas ainda falta avançar muito, principalmente em relação à efetividade da norma. Existem muitas razões para as mulheres não denunciarem a violência sofrida, seja por medo da retaliação, por vergonha, descrença na Justiça, questão financeira, filhos, enfim. Não cabe mais aquela expressão horrível ‘mulher de malandro’”, criticou a presidente da OAB Mulher, Marisa Gaudio, ao participar da mesa de abertura.
 
   A mediação foi feita pela coordenadora do GT, Rebeca Servaes. “A Lei Maria de Penha é considerada pela ONU a terceira melhor do mundo em relação à defesa dos direitos das mulheres. É uma vitória de fato, mas ainda temos muitos obstáculos”, acrescentou.
 
   No evento estivera presente a promotora do I Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher do TJRJ, Carla Araújo, além da delegada titular da Delegacia de Atendimento à Mulher/Deam-Rio (Centro), Débora Rodrigues, e as advogadas Marilha Boldt e Danielle Souza.
 
 
 
   Marilha Boldt discorreu sobre o caso da Maria da Penha, desde os fatos sofridos pela mesma, além de como sucedeu o caso dela na Comissão Interamericana de Direitos Humanos até a elaboração da Lei.
 

Segue abaixo o link do canal bom Youtube da OABRJ.
 
Foto: Lula Aparício
 

Nenhum comentário: