Superação na UERJ



   No dia 16/08/2018 às 19:00 horas no Teatro Odylo Costa Filho, dentro da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), ocorreu o Projeto UERJ em Casa, com o espetáculo dança - teatro Pedra de Paciência dirigido pela diretora Viviane Lima.

   Pedra de Paciência é uma livre adaptação da narrativa "Synguè Sabour" escrita por Atiq Rahimi e vencedora do prêmio Gouncourt, o mais expressivo da literatura francesa.

   O livro nasce da homenagem do autor à poetisa e amiga Nádja Anjuman, morta por seu marido com a ajuda de sua mãe, apenas por escrever poemas no universo de proibições muçulmanas. Movimentos, imagens e poética discorrem sobre as diferentes formas de dominação a que mulheres do mundo inteiro são submetidas.

   A proposta do teatro é avolumar e contribuir para com a densidade do debate contra a misoginia. A frase mais marcante em toda a peça foi " não é somente por mim, mas por todas as nossas irmãs".

   Logo após o espetáculo ocorreu uma Roda de Conversa onde participaram a diretora Viviane Lima Professora Dayse de Paula Marques da Silva (FSS/UERJ), Anielle Franco, Dra. Marcia Regina e Marilha Boldt.

   Foi maravilhoso estar diante de pessoas tão aguerridas falando como a mulher pode superar as violências que são impostas a elas, debate espetacular, tive a oportunidade de dar meu depoimento falando da experiência que vivi e de como pude superar a violência doméstica. Destaco, ainda, a presença na roda a amada Anielle Franco, irmã da Marielle Franco, vereadora que foi assassinada no Rio de Janeiro, professora aguerrida.



Nenhum comentário: