Por que as mulheres entram em um relacionamento abusivo?

   

Primeiramente, gostaria de frisar, que entrar em um relacionamento abusivo, não depende da sua classe social, do nível de escolaridade, da cor da sua pele, da sua situação financeira e etc, essa situação pode ocorrer com qualquer pessoa e ninguém esta imune a viver isso em algum momento na sua vida.
 
   Relacionamento abusivo ocorre em qualquer tipo ou forma de relacionamento, desde entre amigos, entre o relacionamentos amorosos, entre pais e filhos, ou seja, qualquer forma de relacionamento pode ser abusivo.
 
    Iremos focar no caso de relacionamento abusivo, na forma íntima "amorosa".  Pós relacionamento abusivo é comum a mulher se sentir mal, por ter se envolvido com um abusador, é muito difícil se perdoar por ter permitido ter vivido a montanha russa que é esse tipo de relacionamento.
 
   Mas a questão é qual é a razão pela qual a pessoa que entra no relacionamento abusivo não percebe que o parceiro é abusado?
 
   O abusador voa abaixo do seu radar, no intuito de não ser descoberto. As mulheres costumam ver as outras pessoas como um reflexo de sim mesmas, ou seja, confiáveis e abertas. O abusador entra na vida delas, porque não aprendemos sobre relacionamentos abusivos, ninguém nunca foi ensinado na escola o perfil de abusadores, por exemplo. Ninguém consegue identificar o que desconhece.
 
   Os abusadores tem características contraditórias, mas que são muito bem ocultadas durante a fase inicial do relacionamento, ele possuí amigos, familiares e tudo parece ser perfeito na vida dele, parece alguém completamente normal, acima de qualquer suspeita. O que ocorre é um manipulação da opinião da mulher em relação a ele, a convencendo de que ele é um ser maravilhoso. Parecem verdadeiros camaleões, conseguindo transitar livremente em diversos ambientes sem ser notado que se trata de um abusador.
 
   Precisamos desconstruir paradigmas sobre o abusador, como a ideia de que estará mal vestido, que terá um baixo nível de instrução e etc., Nada disso é real, pois muitos são afortunados, ele pode aparecer com um terno Armani, muito bem afeiçoado, com uma energia contagiante, ou amante por atividade física, possuindo uma carreira bem sucedida ou não, acaba passando desapercebidos pelas mulheres porque não correspondem às expectativas dela de como se parece e se comporta um abusador. 
 
   Muitos abusadores são astutos, porém nem sempre violentos. Nem sempre o abusador comete violência física, até porque existem as demais formas de violências como: dano emocional, sexual e financeiro. Lembrando que a violência psicológica é uma das piores, pois destrói como a própria mulher se vê, levando-a uma identidade anulada pelo abusador. É comum as mulheres culparem o seu sofrimento pela dinâmica do relacionamento, ou a si mesmas, e o comportamento, em vários casos passa desapercebido.
 
   Toda mulher ao entrar em um relacionamento, espera cooperação mútua, inclusive financeira, ficando a mercê do abusador, vigarista e arrogante. Muitos são verdadeiros "parasitas" vivendo ás custas de outros mesmo que não precisem de dinheiro.
 
   Os abusadores costumam realizar jogos mentais ameaçadores, utilizando da técnica gaslighting (o abusador ou simplesmente inventadas com a intenção de fazer a vítima duvidar de sua própria memória, percepção e sanidade, ou seja, a mulher se sente a louca da relação). Através de uma fala mansa e sorriso largo a mulher é convencida pelo companheiro que ela é a louca, ele mantém a mulher psicologicamente abalada, ao projetar nela a culpa por seu próprio comportamento. Além disso a mulher dificilmente  percebe a habilidade dele de mentir olhando nos olhos dela, seus jogos mentais ameaçadores ajudam a fazer com que o abusador não seja percebido.

   Além disso, muitos abusadores estão, acima de qualquer suspeita, pois suas crenças pressupõem atitudes diferentes das que ele comete, pois ele possuí uma ética exploradora, eles respondem aos valores éticos verbal de forma superficial. Ademais, a sua atividade profissional passa a imagem de uma pessoa com valores éticos morais perfeitos como um orientador de jovens, professor de educação especial, ou médico missionário, mas a sua ética real é de uma serpente. As mulheres não percebem quem de fato ele é.

   A mulher fica desarmada pela forma com que o abusador tem de "se fazer de bom" mesmo enquanto é explorada, ele gerencia sua imagem, de forma que ele saí como o "bom da história". Ela não percebe todo jogo de manipulação que ela é envolvida, atrás daquele charme todo só há mentiras. Com carisma, senso de humor e um superficial otimismo, ele cai nas graças de todo mundo e ascende socialmente. Se a máscara começa a cair ele administra tudo para recuperar a credibilidade, através da sua lábia, gerenciamento da sua boa imagem, sucesso e inteligência, quando é pego recorre ao gaslighting.

   Portanto, diante de todo exposto, verifica-se que é difícil a mulher identificar o abusador e por isso acaba entrando nessa rede horrorosa, não adianta se culpar por ter escolhido um abusador, pois eles se ocultam muito bem em meio a sociedade, é necessário se perdoar e seguir em frente!!

   Conte conosco e seguimos avante para a superação!!!

Nenhum comentário: