Recaída não é Recomeço!


Diversas mulheres antes de terminar definitivamente o relacionamento com o abusador tem diversas recaídas.  As recaídas ocorrem porque ela ainda quer acreditar que ele se “arrependeu”, que ele “mudou”, que ele é uma “boa” pessoa, que foi “apenas um momento de explosão”, porque quer lutar para que a utopia que ela sonhou dele se concretize, porque ela quer “ajudar e ensinar” a ele como melhorar a vida dele!!! Essas e tantas outras frases são comuns às mulheres que recaíram afirmam terem ouvido.

Recaídas ocorrem em 90% dos casos em que se tentam deixar uma relação de dependência emocional. Digo isto porque quem quer que seja neste momento é muitas vezes desmoralizada, ficando desapontada consigo mesma, frustrada ou se sentindo mal sucedida. E a verdade é que não deveria ser desse jeito.
 
Acaba que faz parte do ciclo do relacionamento abusivo as idas e vindas do “casal”... a perpetuação desse ciclo demonstra uma codependência emocional, ou seja, ambos estão tão danificados pela relação tóxica e abusiva que parece que são uma simbiose (grudados, dependentes um do outro) parece que não consegue viver sem aquela pessoa, mesmo sabendo que ele faz mal!!! .

Recair no relacionamento abusivo significa dar mais uma chance de perpetuar o sofrimento. Se você está nessa situação quero que desconstrua todas as imagens boas do seu companheiro, pois se ele é abusador, ele é mal e se fez algo bom para ti foi na fase de lua de mel, para te manipular!

Portanto, não devemos nos sentir muito desproporcionais, pois as recaídas ocasionais que ocorrem nessa fase são "boas" e, muitas vezes, nos ajudam a dar mais um passo à frente com mais firmeza, já que lembramos mais uma vez por que queríamos e sentíamos a necessidade de sair do abuso. Cada mulher tem o seu tempo e o seu limite, por isso é comum ocorrer essas recaídas.

Mas o importante é caminhar em direção a saída, e não desistir de sair porque acha que já tentou inúmeras vezes. Esperamos que a próxima seja a decisiva para que você não sofra mais.

O relacionamento abusivo tende a piorar com o tempo, por isso a necessidade de sair o quanto antes, a crueldade só aumenta podendo chegar ao feminicídio. No Brasil, cerca de 12 a 15 mulheres morrem por dia vítimas de feminicídio.

Destaca-se que nenhuma mulher que permaneceu no relacionamento achou que ele a mataria no dia seguinte. Se você tem medo e sofre ameaça de morte denuncie e procure em seu estado por abrigos sigilosos para se proteger do abusador!! É necessário se preservar, sendo necessário faça um plano de fuga e saia desse relacionamento abusivo!

Lembre-se recomeçar é começar uma nova vida sem ele, longe dele, com paz enfrentando seus medos e avançando para novas conquistas, jamais com ele.
 

Nenhum comentário: