8 Passos para Sair de um Relacionamento Abusivo

     Segue abaixo alguns passos que vão te ajudar a sair de um relacionamento abusivo, lembrando que há todo um processo para que se supere, mas sem sombra de dúvida utilizando esses passos sua melhora será excelente!!
 
1. Torne-se consciente: devemos analisar o relacionamento com uma determinada perspectiva. Para isso, é bom ler um livro, procurar um site sobre esse assunto, assistir a vídeos, etc. Fazendo isso acabamos refletindo, e isso é importante devida a dependência emocional. Esse relacionamento tóxico é um vício e, portanto, temos que estar dispostos a parar de "consumir".
 
2. Pense no sofrimento: é muito bom fazer uma lista negativa, esforçar-se para lembrar de tudo aquilo de que não gostamos na outra pessoa, tudo que nos fez chorar e ter um mau momento. Para que nos momentos de carência  você possa ler essa lista e lembrar os motivos de não retornar.
 
3. Controle sua mente: Uma vez que tenhamos claro tudo o que sofremos e as razões pelas quais não é a pessoa que merecemos, devemos aprender a controlar nossos pensamentos. Temos que parar de pensar constantemente sobre o outro. Para isso, é aconselhável planejar muitas atividades, sair e encontrar amigos. Devemos evitar a todo custo, ficar sozinhos em casa e não ter nada para fazer.
 
4. Atitude: Faça o que for preciso para recuperar-se e acima de tudo recuperar o desejo de viver, de se animar, de aproveitar a vida e ser feliz com aqueles que realmente nos amam. Este ponto implica em pedir ajuda terapêutica se perceber que esta se mantendo muito sozinha. Em poucas sessões você pode fazer grandes mudanças! Neste ponto podemos destacar a importância de uma atividade física, toda atividade física produz endorfina, hormônio que dá sensação de bem estar auxiliando na autoimagem.
 
5. Superando a síndrome de abstinência: Sendo um vício, ao tentar cortar o vínculo, podemos passar por períodos em que todo o nosso corpo e nossa mente nos pedem para retornar ao lado da outra pessoa. Se isso acontecer, devemos nos esforçar para lembrar por que nos afastamos e relemos a lista negativa para ter em mente o quanto sofremos e as razões pelas quais não queremos voltar para lá.
 
6. Contato ZERO: Esta é, na minha opinião, o ponto mais importante. O contato ZERO implica não ver o outro, não falar com ele, não escrever e-mails ou outros tipos de mensagens. Envolve o bloqueio de todos os aplicativos que temos no celular (whatsapp, sms, chamadas, etc), bem como todas as redes sociais (Facebook, Instagram, etc). Se pretendemos cortar a necessidade que temos e estamos constantemente recebendo informações do outro, nunca conseguiremos. Devemos parar de pensar nele, por isso devemos cortar tudo o que nos leva a fazê-lo. 
 
7. Recaída: como se trata de um vício, pode haver recaídas durante o processo de desengajamento. Não devemos afundar se isso ocorrer. É normal e o importante é que nos colocamos de volta em nosso lugar e continuamos com o contato ZERO.
 
8. Atividade: É altamente recomendável começar a fazer atividades novas e diferentes que ocupam nossa atenção e nos afastam desses pensamentos recorrentes. Se nossos amigos têm um parceiro, filhos ou estão longe, devemos fazer novas amizades, conhecer outras pessoas que estão em situação semelhante à nossa: que não têm um parceiro. Assim, teremos o mesmo tempo livre e tendo necessidades semelhantes, podemos começar a planejar nosso tempo livre juntAs. Pouco a pouco, voltaremos à normalidade.

Nenhum comentário: