Superação vai até a Candido Mendes

  
 
   Superação da Violência Doméstica, foi convidada pelo professor Leandro Aguiar, para palestrar na Universidade Candido Mendes, no campus da Rua da Assembleia nº 10, no centro da cidade do Rio de Janeiro.
 
   A palestra, é fruto do evento na Universidade denominado Encontros Acadêmicos, e a temática abordada foi sobre a aplicabilidade ou não da Lei Maria da Penha nas relações entre gays, transexuais e lésbicas que ocorreu no dia 25 de outubro de 2018 .
 
   No evento estiveram presentes a Dra. Maria Eduarda Aguiar da Silva, presidente do grupo pela Vidda-RJ, a Dra. Letícia Furtado, defensora pública e coordenadora do NUDIVERSIS (Núcleo de Diversidade Sexual, Danieli Christóvão Balbi, diretora nacional na UNA LGTBTI, além do professor organizador Leandro Aguiar e a palestrante Marilha Boldt.
 
   Marilha discorreu acerca das formas de violências, sobre o relacionamentos abusivos,  o ciclo de relacionamento abusivo, além de todo arcabouço jurídico do tema. Expos, também diversos julgados comprovando a aplicabilidade da lei as lésbicas e transexuais. Vale dizer, que a Lei Maria da Penha é aplicada para todo aquele que se denomina mulher, já que a própria lei  no Artigo 5º, caput afirma que aplica-se a elas em decorrência do gênero mulher.
 
   Em decorrência de todo preconceito existente em nossa sociedade contra essas pessoas, o nível de assassinato de pessoas transexuais só tem aumentado com o passar dos anos. No Brasil em 2008 ocorreram 57 assassinatos apenas por serem transexuais, já em 2017, ocorreram 185 assassinatos.
 
  Como, boa parte da sociedade, discrimina as lésbicas e transexuais, essas mulheres se sentem rejeitadas pela sociedade, e quando encontram outra parceira que as aceitem, tendem a achar que este relacionamento não é abusivo. Contudo, através da página e das diversas palestras feitas, verifica-se que elas também sofrem com relacionamentos abusivos, que precisam ser combatidos, como bem a Lei Maria da Penha contemplou na sua vigência.
 
  Parabéns a Candido Mendes por se preocupar com todxs!!
 
 

Nenhum comentário: