Ciclo do Relacionamento Abusivo




   Nenhum relacionamento começa com agressões, se assim o fosse, o relacionamento não prosseguiria, contudo, o relacionamento começa com carinho, atenção, flores, romance, até que a mulher esteja completamente apaixonada, essa fase é denominada de LUA DE MEL.

  Depois de um certo tempo, podendo levar dias, meses, ou até anos, começa a fase da Tensão.

TENSÃO
   Surgem momentos de tensão, a maioria das vezes, imotivados ou causados por algo sem significância. Com frequência essa fase se inicia, quando o abusador acusa a mulher de ter provocado essa fase.

INCIDENTES/ EXPLOSÃO
   No início do relacionamento, podem ser apenas xingamentos, ou controles como: essa roupa você não pode usar, não quero que fale dessa forma e etc. Com o decorrer do tempo essa fase, passa a ter violências morais, psicológicas, físicas, podendo ocorrer até o feminicídio.

RECONCILIAÇÃO
   A pessoa abusiva se desculpa ou dá desculpas pelo seu comportamento. Culpa o alvo por ter-lhe feito “perder a cabeça” e ou por ter criado aquela situação que resultou no incidente. Algumas vezes nega que o abuso tenho ocorrido ou que tenha sido tão grave quando o alvo afirma. Minimiza e estipula “novas regras”. O alvo se esforça para não ter novos incidentes.

CALMARIA/ LUA DE MEL
   O “incidente” é esquecido. Há uma pausa nos comportamentos abusivos, dando início a uma fase de “lua-de-mel”. O alvo crê que exagerou. Sua crença na relação se fortalece novamente.

   Esse ciclo começa ocorrendo de forma sútil, imperceptível, mas causa destroços imensos na vida da mulher!

   Fique atenta e não permita ser manipulada por abusadores!

   Lembre-se, você nasceu para ter uma vida abundante e não um inferno repleto de agressões!

Nenhum comentário: