Quais provas levar para à Delegacia na hora de pedir a Medida Protetiva?


   A palavra da mulher tem grande valia dentro do Juizado de Violência Doméstica, por força da Lei Maria da Penha, mas existem algumas atitudes que todas as mulheres podem fazer no decorrer no relacionamento abusivo para corroborar as suas alegações.

   Vamos dar alguns exemplos de provas que podem ser facilmente feitas pela vítima.

   Se tratando de agressões físicas dê prioridade a ida ao IML para fazer o exame de corpo e delito, essa prova é a melhor prova para que o promotor da causa consiga dar efetividade ao seu caso. Caso você não queira ir ao IML, fotografe todos os hematomas e vá a algum médico para que fique registrado seu atendimento médico, guarde o Raio X e todos os exames que forem feitos no hospital, pois tudo isso pode e deve servir de provas para o seu caso.

   Quando há ameaças feitas pelo Whatsapp, dê um print nas conversas e leve à delegacia esses prints impressos e evite ao máximo deletar do seu aparelho essas conversas.

    Outra dica importante é se as ameaças são feitas por telefone, tente gravar as ligações através de aplicativos ou deixe o telefone no viva voz para que quem ouça possa servir de testemunha no seu caso.

   Ameaças feitas pelo facebook, printe a tela e salve o link onde ele postou as ameaças, ajuda a coibir alegações de montagens ou modificações do conteúdo.

   Quando sentir que a relação esta entrando na fase de tensão, deixe seu telefone ligado gravando a voz, ou filmando o que ocorreu, isso tudo corrobora a sua palavra e te ajuda a se defender de qualquer argumento ardiloso depois no processo.

   Quando for fazer a Denúncia na Delegacia pedir as medidas protetivas leve o nome das testemunhas que corroboram a sua fala e informe ao inspetor da delegacia quem viu ou ouviu seu sofrimento.

   Essas e outras dicas a minha amiga e promotora de justiça, atuante no Juizado de Violência Doméstica no Rio de Janeiro Carla Araújo nos respondeu no vídeo abaixo.




   Carla tem uma página no Instagram, Facebook e Youtube com um projeto lindíssimo chamado Vamos Mulherar, aproveite e siga nossas páginas e a dela também.

Link de acesso ao Instagram do Vamos Mulherar:






2 comentários:

Maria Teresa Valente disse...

Gratidão pelas excelentes postagens, que orientam a mulher em situação de violência/risco, tomei a liberdade de compartilhar e, se me permitir, vou publicar em meu blog www.teceramor.com
Estou na luta para conseguir as Medidas Protetivas, desde 2012, tento passar as dificuldades que enfrento e, achei o seu blog excelente para a divulgação do caminho a seguir, quando estamos em relacionamentos abusivos.
Feliz e abençoada semana, abraços carinhosos
Maria Teresa

Fran. disse...

Obrigada pelo conhecimento compartilhado! De grande valia para as mulheres!